Hostname: page-component-76fb5796d-25wd4 Total loading time: 0 Render date: 2024-04-27T09:40:19.537Z Has data issue: false hasContentIssue false

Trópico e Desenvolvimento*

Published online by Cambridge University Press:  02 January 2018

José Garrido Torres*
Affiliation:
Economista brasileiro

Extract

Sumner e Keller afirman, em sua obra “The Science of Society”, que “os primeiros focos de civilização ocorreram precisamente onde as condiçães do meio físico se combinaram para favorecer o aparecimento de populaçães numerosas e o contato entre elas”. Foi o caso, segundo êles, dos vales banhados pelos ríos ñas regiões mais quentes do Velho Mundo —na China, na Índia, na Assíria e no Egito.

Também Ferreira Reis aqui categòricamente declarou, ao abrir êste Seminário, que “Nos trópicos, encontraram os europeus não apenas espaços físicos possuídos primàriamente por sociedades que não se distinguiam pela manifestação de culturas materiais e espirituais. Encontraram, também povos que se realizavam com a maior grandeza, seja no social, seja no econômico, seja no espiritual. O inventário de que já dispomos acêrca dêsses povos permite a certeza de que, muitos dêles, haviam criado áreas de civilização de que se podia ufanar a espécie humana. Foi assim nas Américas, no Oriente e na própria África”.

Type
Research Article
Copyright
Copyright © University of Miami 1969

Access options

Get access to the full version of this content by using one of the access options below. (Log in options will check for institutional or personal access. Content may require purchase if you do not have access.)

Footnotes

*

Conferência pronunciada a 29.8.66, em Recife, no Seminário de Tropicologia da Universidade Federal de Pernambuco.

References

* Conferência pronunciada a 29.8.66, em Recife, no Seminário de Tropicologia da Universidade Federal de Pernambuco.