Hostname: page-component-76fb5796d-vfjqv Total loading time: 0 Render date: 2024-04-27T01:02:12.996Z Has data issue: false hasContentIssue false

Instituições internaçionais para o desenvolvimento

Published online by Cambridge University Press:  02 January 2018

Oyama Cesar Ituassú da Silva*
Affiliation:
Universidade do Amazonas, Manaus, Brasil

Extract

Quem examinar as carnadas telúricas que permitiram e determinaram a interdependência internacional, verificará que um dos fatores preponderantes surge como pedra de toque liamizadora das situações opostas: é o desenvolvimento, enfrentando em seus múltiplos aspectos o que não obstante essa pluralidade, congrega-os a todos na fisionomia econômica.

Em tudo há urna fase histórica a presidir os eventos e a isso não foge o tema, cuja oportunidade nasceu com o primeiro homem. Mas quais os períodos sócio-etários que ensejaram e ensejam, ainda hoje, a formação da crista milenar do interêsse, denominador comum de todos os conflitos?

Três são os estágios da humanidade em sua luta por melhores condições de vida: o homem, a sociedade e a comunidade, cada um deles representando urna etapa dura e difícil, atravessada nos séculos com urna tenacidade que sòmente o interôsse, no sentido alto do têrmo, poderia permitir.

Type
Research Article
Copyright
Copyright © University of Miami 1968

Access options

Get access to the full version of this content by using one of the access options below. (Log in options will check for institutional or personal access. Content may require purchase if you do not have access.)