Hostname: page-component-76fb5796d-5g6vh Total loading time: 0 Render date: 2024-04-27T13:11:03.668Z Has data issue: false hasContentIssue false

Fundamentos para urna Política Educacional Brasileira

Published online by Cambridge University Press:  02 January 2018

Extract

Inicio minha conferência com urna interrogação: haverá uma educação brasileira ? Em que sentido se pode falar numa educação brasileira ? Parece-me que são necessários uma delimitação e um esclarecimento a respeito da extensão dessas expressões. Não há uma educação brasileira no sentido de uma técnica de ensinar, de métodos pedagógicos, do objeto mesmo do ensino. Mas, ainda que conservando objetivos e processos que são universais e, pode-se dizer, intemporais, a educação é um processo da vida. Destinando-se à formação do homem, a fazê-lo adquirir um modo de comportamento para uma atuação na sociedade em que vá viver, e a resolver os problemas que esta lhe vá propor, não se pode compreender a educação destacadamente das formas da vida social e da circunstância histórica e mesológica.

Type
Research Article
Copyright
Copyright © University of Miami 1969

Access options

Get access to the full version of this content by using one of the access options below. (Log in options will check for institutional or personal access. Content may require purchase if you do not have access.)